Jovem desmaia após ser asfixiado por policial militar em São Paulo

Moradores filmaram o momento da agressão. Segundo eles, os policiais, ao perceberem que estavam sendo gravados, fizeram ameaças.

Vítima fará, nesta segunda (22), exame de corpo de delito no IML de Osasco (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

Um jovem, de 19 anos, desmaiou ao ser asfixiado durante uma abordagem da Polícia Militar, na tarde deste domingo (21) em Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo. (Assista abaixo)

O jovem agredido fará, nesta segunda-feira (22), exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal) de Osasco.

Moradores filmaram o momento exato das agressões. Segundo eles, os policiais, ao perceberem que estavam sendo gravados, fizeram ameaças dizendo que os matariam.

As imagens mostram um jovem de camisa branca com listras azuis deitado na sarjeta imobilizado por um PM. O policial apoia o joelho esquerdo em cima do peito do rapaz e com a mão esquerda segura o pescoço dele. O jovem, já deitado no chão, começa a se debater e, em seguida, perde os sentidos.A cena lembra o episódio envolvendo o norte-americano George Floyd, que morreu asfixiado ao ser imobilizado por um policial branco, em Minneápolis, nos estados Unidos, no dia 25 de maio.

A morte de George Floyd despertou uma onda de indignação e protestos contra o racismo, que se replicaram por dezenas de cidades em todo o mundo.

As imagens de Carapicuíba mostram ainda um rapaz de regata verde que acompanha a abordagem e mexe no celular. O policial imediatamente manda desligar o aparelho e ordena que ele coloque as mãos para trás.

Poucos minutos depois chega uma viatura policial e as imagens mostram o jovem, que foi imobilizado, na sarjeta já desfalecido.

É possível ouvir um policial dizer: ” Aqui é polícia meu, tá achando que é brincadeira aqui meu”.

A vítima contou à Record TV que estava com um amigo, em uma moto, quando os policiais o abordaram. Ele não tinha habilitação para dirigir. Segundo o rapaz, o PM achou que ele fosse fugir, e já o imobilizou. Ele ressaltou que a todo momento dizia que não era bandido ou criminoso.

Após desmaiar o jovem foi colocado em uma viatura policial e socorrido. Ele se recuperou e passa bem. Segundo a Polícia Militar a moto utilizada pelos jovens era roubada, o que teria motivado a abordagem policial.

Porém, quando o caso foi apresentado no 1ºDP de Carapicuíba, uma nova consulta mostrou que a queixa de roubo já tinha sido retirada do veículo. Era questão, apenas, de atualizar o sistema.

Ainda assim, um boletim de ocorrência de desacato e resistência foi registrado na mesma delegacia.

Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou que “os policiais envolvidos na ocorrência foram ouvidos na noite de ontem e comando da unidade abriu uma sindicância para apurar todas as circunstâncias do caso. Por precaução os policiais foram afastados para funções administrativas e as imagens citadas são analisadas pela instituição.”

*R7.com