Corpo de bombeiro é encontrado em morro do Guarujá

Ele estava desaparecido há uma semana quando fazia um resgate.

© AMANDA PEROBELLI

© AMANDA PEROBELLI

Foi encontrado na noite de segunda-feira (9) o corpo de um bombeiro que atuava nas buscas no Morro do Macaco Molhado, no Guarujá, uma das áreas onde ocorreram deslizamentos, após das fortes chuvas que atingiram a Baixada Santista, no último dia 3.

O cabo Maciel Batalha estava desaparecido desde essa data, após ser atingido por um deslizamento. Ele estava acompanhado do sargento Rogério de Moraes Santos, 43 anos, que foi encontrado no mesmo dia. Os dois tentavam socorrer uma criança e sua mãe, quando foram soterrados. A mãe e a criança também morreram.

De acordo com informações da Defesa Civil do Estado de São Paulo, até o momento, o número de mortos chega a 44 mortos e 34 pessoas não foram localizadas, sendo a maioria no Guarujá, onde as buscas continuam.

Em Santos, ocorreram oito mortes e em São Vicente, três. O número atual de desabrigados é de 328 em Guarujá e 185 em Santos.

No Diário Oficial do Estado, no último dia 4, o governador João Doria homologou decretos municipais de situação de anormalidade no Guarujá, declarandoestado de calamidade pública. Em Santos e em São Vicente foi declarada situação de emergência. No dia seguinte, os decretos foram reconhecidos no Diário Oficial da União.

Chuvas

Nas últimas 24 horas, a contar das 6h de hoje (10), foram registrados mais 6mm em Santos (25mm em 72h), 5mm no Guarujá (12mm em 72h) e 0mm em São Vicente (1mm em 72h).

A Baixada Santista amanheceu hoje (10) com um dia mais abafado e temperatura na casa dos 23°C, sem a presença de nuvens.

Ao longo do dia, a temperatura sobe rápido e a condição de abafamento somada à chegada da brisa marítima criará condição para formação de áreas de instabilidade que irão provocar pancadas de chuva rápidas na região, que podem vir acompanhadas de descargas elétricas. Esta chuva deverá ter intensidade fraca-moderada e os acumulados continuam bem baixos hoje. O volume de chuva previsto no Guarujá é de 2mm.