A criança de 1 ano e 5 meses que estava internada em estado grave após se engasgar com um caroço de jabuticaba, durante uma atividade escolar na CEI-98 “Olinda Luz Marte'”, morreu no domingo (17), em Sorocaba (SP).
Segundo o Hospital Gpaci, onde a bebê permaneceu 11 dias, a criança chegou com uma parada cardiorrespiratória e precisou ser internada na UTI.
Segundo testemunhas, a atividade foi oferecida por uma professora e, em determinado momento, a menina levou a fruta à boca e acabou se engasgando com o caroço. O incidente ocorreu na quarta-feira (6).
A prefeitura confirmou a atividade nesta segunda-feira (18). “O fato aconteceu na tarde do último dia 6, durante uma atividade pedagógica sobre o tema ‘Consciência negra’, quando a turma do berçário teve contato com jabuticabas, visando experienciar a textura e o sabor da fruta que aparece na história apresentada aos estudantes no projeto. Durante a atividade, a estudante, ao experimentar a jabuticaba, sofreu um engasgo com a fruta”, informou a prefeitura.
A prefeitura afirmou também que, desde o ocorrido, acompanhou e tomou todas as providências necessárias sobre o caso.
“Imediatamente a unidade escolar acionou o Samu e a família. Umas das profissionais, que possui o curso técnico de enfermagem, assumiu o controle da situação até a chegada do resgate, o que aconteceu cerca de 20 minutos após. Assim que assumiu o controle da situação, o Samu encaminhou a criança até o Hospital GPACI para internação na UTI, onde recebeu todo o atendimento necessário”, diz a prefeitura.
“A Secretaria da Educação (Sedu) lamenta e se solidariza com a família da criança, informando que tem dado todo o apoio necessário mediante a situação.”