Bancos enviam hoje informações para o Cadastro Positivo

Com a implantação do banco de dados, todos que possuem operações de crédito e contas de consumo passam a fazer parte do cadastro.

Os principais bancos do país e aproximadamente 100 instituições financeiras começam a compartilhar, a partir desta segunda-feira (11), as informações de pagamento dos consumidores.

O SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), que já faz a gestão do banco de dados de inadimplentes há mais de 60 anos, também atuará como gestor das informações do Cadastro Positivo.

Com a implantação do banco de dados, todos os brasileiros que possuem operações de crédito e contas de consumo passam a fazer parte de forma automática do Cadastro Positivo, sem necessidade de inscrição. Vale lembrar que, caso seja do interesse do consumidor, ele pode cancelar seu cadastro a qualquer momento.

A expectativa do SPC Brasil é de que, neste primeiro momento, com o compartilhamento de informações financeiras, o banco de dados passe a contar com 110 milhões de inscritos. Esse número ainda deve crescer, visto que, nas próximas fases do projeto, empresas de telefonia, companhias prestadoras de serviços como água, luz e gás, além do setor varejista, também vão compartilhar informações de pagamento. Ou seja, nos próximos meses, o Cadastro Positivo vai agregar a população não bancarizada.

Até o dia 19, todos os atuais clientes das principais instituições financeiras do país, que possuem operações de crédito, já vão estar com o cadastro aberto.