Zoológico de Brasília recebe maior espécie de cobra do mundo

Serpente fêmea é filhote e deve crescer no serpentário. Comprimento médio do animal é de seis metros.

Zoológico de Brasília recebe cobra da espécie Eunectes murinus, conhecida como sucuri-verde, a maior do mundo — Foto: Zoológico de Brasília/Divulgação

Zoológico de Brasília recebe cobra da espécie Eunectes murinus, conhecida como sucuri-verde, a maior do mundo — Foto: Zoológico de Brasília/Divulgação

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília anunciou que a espécie de cobra do mundo – Eunectes murinus, conhecida como sucuri-verde – passa a fazer parte do serpentário da capital a partir de segunda-feira (13). A serpente atinge em média seis metros de comprimento e pode pesar 100 kg.

A cobra é uma fêmea filhote e deve crescer no Zoológico. Atualmente, ela tem seis meses de idade e mede cerca de 90 cm, de acordo com a Fundação.

A sucuri deu entrada no Zoológico em agosto, após um resgate feito pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A administração do parque não confirmou ao G1 em qual região a serpente foi encontrada.

Ainda de acordo com a Fundação, é comum encontrar a espécie em áreas alagadas com incidência de alta vegetação e elas se alimentam de todos os grandes grupos de vertebrados.

Enquete para o nome

A escolha do nome da serpente foi feita por enquete nas redes sociais. O público escolheu o nome Nagini, por meio do perfil da Fundação Zoológico do Instagram.

Veja como foi a votação:

  1. Nagini: 521
  2. Oliva: 208
  3. Sogra: 183
  4. Caipora: 148
  5. Eva: 140
  6. Ekns: 95

Total: 1295 votos

O serpentário do Zoológico de Brasília está aberto para visitação de terça a domingo e feriados, de 8h30 às 17h.