“Fofão” é morto a tiros e tem cortejo fúnebre em carreta da alegria

A máscara usada pela vítima durante as performances foi colocada sobre o caixão; e integrantes do grupo dançaram uma música de despedida no cemitério.

Cabeça usada pela vítima como fantasia de trabalho foi colocada em cima de seu caixão (Foto: Gustavo Matias/Plox Notícias/Reprodução)

Cabeça usada pela vítima como fantasia de trabalho foi colocada em cima de seu caixão (Foto: Gustavo Matias/Plox Notícias/Reprodução)

Sem roupas escuras ou características de cortejo entristecido, um grupo de bailarinos do “Titânio da Alegria” – uma espécie de “Carreta Furacão” – dançaram para se despedir de um amigo brutalmente assassinado no domingo (17). O caixão seguiu pelas ruas de Timóteo, no Vale do Aço, carregado no veículo usado para apresentações, mais conhecido como “trenzinho”, até o ponto onde o corpo seria enterrado, no Cemitério Jardim da Saudade. A homenagem, registrada em vídeo por amigos e familiares do jovem morto com um tiro na cabeça, conquistou as redes sociais e, de lá para cá, se tornou o assunto mais falado na cidade.

“O cortejo reuniu muitas pessoas, era um trenzinho cheio de amigos dele. Foi muito inusitado, é a primeira vez que a gente vê uma homenagem assim do jeito que foi. Todos estavam muito emocionados. Na cidade está todo mundo comentando”, conta Maurício de Castro, que é coordenador do cemitério. Aliás, o cortejo “animado” só aconteceu porque a vítima interpretava o personagem Fofão nos desfiles do trenzinho pelo município.

Nas imagens, veiculadas pelo portal “Plox Notícias”, estão registrados dois momentos distintos do velório da vítima – o rapaz de apenas 22 anos teria sido assassinado, segundo boletim de ocorrência, por rixas. A primeira parte da gravação mostra amigos do jovem vestidos como os personagens Ben10, Chaves e Goku – protagonista do desenho animado Dragon Ball –, eles dançam, repetem passinhos e até rebolam ao som da música “Espera Eu Chegar”, cantada por companheiros da vítima que acompanham seu enterro. A canção, uma parceria entre Kevin O Chris e Mc Cajá, versa sobre a perda de um amigo querido.

O segundo trecho das imagens, por sua vez, retrata o início do cortejo. Homens, entre eles o que está fantasiado como Goku, carregam as alças do caixão e seguem com ele em direção à entrada do “trenzinho da alegria”. O ônibus, costumeiramente usado em apresentações do grupo, viaja sob salva de palmas em direção ao túmulo onde o caixão será deixado. Antes ainda do cortejo, amigos do “Titânio da Alegria” colocaram a cabeça da fantasia do “Fofão”, usada pela vítima durante suas performances, sobre a tampa do caixão. Esta imagem também ficou registrada.

Assassinato

À polícia, familiares, amigos e vizinhos contaram que a vítima assistia televisão na madrugada desse domingo (17), quando ouviu chamarem seu nome à porta de casa. Ao sair, três disparos foram feitos contra ele, sendo que um deles atingiu sua cabeça. O jovem chegou a ser socorrido para um hospital do município, mas não resistiu à gravidade do ferimento e morreu. Ninguém soube contar à polícia as características dos criminosos, muitos só descobriram a morte do rapaz ao ouvir a mãe dele, aos prantos, gritar “matou meu filho” na calçada em frente à residência. A mulher detalhou, no boletim de ocorrência, ter ouvido apenas sons de disparo e barulhos de moto antes de encontrar seu filho atingido. Câmeras de segurança da região podem ajudar a polícia a identificar os suspeitos do crime.

Patrulhamento

Ligações anônimas, feitas após o assassinato, apontaram um dos melhores amigos da vítima como o responsável por sua morte. No entanto, esta informação foi descartada pela mãe da vítima. A motivação para o crime é desconhecida para a família, como descrito no registro policial.

VEJA TAMBÉM